28 de out. de 2012

Sobre Heróis


Meu avô foi um meio de transporte. Rápido, seguro, estável. Me alfabetizou sozinho e bem cedinho, imortal que era. Não me levava a um lugar, preferia mostrar o caminho dos sonhos. Debruçados sobre Barsas viajávamos para onde queríamos de quantos mundos quiséssemos. E era de lá que víamos tudo, ao vivo e em cores: preto e branco.

Morreu de cirrose sem nunca ter bebido, porque tem coisas que só acontecem ao Botafogo.

Convivemos por oito anos e a impressão que tenho é que guardei apenas memórias suas até sua morte. Foi a figura central da formação do que eu seria até o nascimento dos meus filhos, figuras centrais da transformação que eu sofreria.

José Maria Cavalcanti de Albuquerque nasceu no Rio, em 27 de outubro de 1912. No mesmo dia, na mesma cidade, foi inaugurado o bondinho do Pão de Açúcar.

Que honra para o bondinho.


O grisalho com Garrincha, Amarildo e cia.
Com Didi, Quarentinha, Nilton Santos e cia.
À beira do campo, com Saldanha e a comissão técnica.
O herói.

Nenhum comentário: